Damas de honra, daminhas e pajens

Todo mundo tem uma história engraçada para contar sobre crianças em casamentos. Um caso que eu sempre lembro foi quando a daminha gostou tanto das alianças que carregava que não queria entregá-las para os noivos de jeito nenhum. Foi preciso muita paciência e muita conversa para a menina mudar de idéia. Nem preciso detalhar a angústia dos noivos, né?

Para quem faz questão de ter daminhas e pajens em seu casamento, é recomendável chamar crianças entre cinco e oito anos, justamente para evitar esse tipo de problema. Por serem um pouco mais velhas, elas se assustam menos com a confusão ao redor do altar e se distraem menos em sua missão.

Tem noiva que adoraria colocar todos os sobrinhos e filhos dos amigos no cortejo. A decisão final é sua, mas lembre-se que quanto mais crianças você tem, mais complicado é para administrar a bagunça. Um casal ou duas meninas para a entrada das alianças é lindo e não dá trabalho.

No que diz respeito à roupa das daminhas, é preciso ter sempre em mente que elas não são noivas em miniatura. Portanto, nada de luvas longas ou vestidos exagerados, com muitos detalhes e brilhos!

As daminhas devem vestir tons claros e o comprimento da saia deve ser, no máximo, na canela. Buquês pequenos, com as mesmas flores do buquê principal, e arranjos de cabeça simples - e pronto!

O tipo de tecido dos vestidos depende do horário da cerimônia: casamentos de manhã permitem modelos estampados, por exemplo. Já nas cerimônias na parte da tarde, os vestidos podem ser de organza, tafetá ou cetim. À noite, detalhes em renda ou fitas de cetim ficam muito bem.

Os pajens, em geral, vestem roupas de tons escuros com camisas e meias brancas, e sapatos de verniz ou de couro. Meninos pequenos (até quatro anos de idade) usam calças curtas, batendo nos joelhos. Os pajens mais velhos vestem roupas no mesmo estilo do noivo.

Quem não tem crianças na família pode ter damas de honra no cortejo. Elas costumam ser as irmãs mais novas, primas ou amigas da noiva, entre 14 e 23 anos. Antigamente, os vestidos das damas de honra eram iguais, e a noiva oferecia o tecido. Os costumes mudaram, mas as roupas das damas de honra ainda devem acompanhar o estilo do vestido da noiva.

A noiva, aliás, é quem determina a cor e o modelo dos vestidos e arranjos das damas de honra. É sempre bom conversar com as amigas que farão parte do cortejo para saber que tipo de roupa fica melhor nelas. Isso ajuda a evitar muitos contratempos e mau humor - afinal ninguém quer ficar feia no dia da cerimônia, mesmo que seja para acompanhar as amigas!

Cada grupo entra, em pares, ao som da sua própria música: primeiro as daminhas, depois os pajens e, por fim, as damas de honra. Uma opção é formar casais de daminhas e pajens, que entram lado a lado. Ao chegar no altar, o cortejo se divide, parte para a esquerda e parte para a direita. Caso você tenha apenas uma daminha ou um pajem, ele deve ficar do lado esquerdo.

Como deve ser a roupa das Damas e Pagens

Casamentos pela manhã - até às 12h30: Pela manhã, seus vestidos devem ser sempre em tons suaves e claros. Fica muito bem o tafetá estampado para as daminhas. Evite os vestidos tomara-que-caia para crianças, bem como decotes pronunciados para as damas. As crianças podem usar luvas curtas e as damas luvas médias. Os modelos devem ser curtos ou channel. Os sapatos devem sempre acompanhar a cor da saia dos vestidos. Os arranjos de flores naturais e os chapéus com arranjos são mais indicados. Os pajens podem usar bombachas ou calças com pregas. As camisas podem ser acompanhadas de gravatas e/ou coletes. Sapatos pretos e meias ¾ brancas.

Casamentos à tarde - até às 18h30: Os tons dos vestidos das damas podem acompanhar os tons da decoração da Igreja. As daminhas podem usar vestidos mais longos. Os tecidos podem ser organza, gazar, tafetá e cetim. Veludo é muito elegante no inverno, inclusive para os pajens. Chapéus e arranjos podem ser usados com suas abas de acordo com o tamanho da criança. Damas devem estar de luvas, bem como as daminhas. Os pajens podem usar bombacha com colete e camisa, ternos e dinners com detalhes iguais.

Casamentos à noite: Para as daminhas e as damas, vestidos longos. Caso queira bordado, use somente pérolas. Deixe os brilhos para a noiva. Prefira enfeites de renda e fitas de cetim, ficam muito charmosos. Todo o grupo de daminhas deve usar o mesmo tom e, se possível, o mesmo modelo. Os arranjos de cabelo podem ser com flores artificiais, naturais ou chapéus. Sapatos forrados com o tecido do vestido. As damas e as daminhas devem usar uma maquiagem muito suave, com batons e sombras em tons pastéis. Os cabelos devem sempre estar mais presos na frente. Os pajens podem usar bombachas ou meio-fraque, dinner e até smoking. Sem precisar estar igual ao noivo, mas parecido com os padrinhos. Os sapatinhos podem ser de verniz.

Márcia Possik
Assessora de Casamento





(retirado: http://www.casaecasamento.com.br/Item.aspx?Menu=2&SubMenu=3&Topico=1 31/03;2011)

Nenhum comentário: