Utilidade noivística

Como escolher as músicas do casamento

Só para contar! A noiva aqui ainda não escolheu nenhuma música para o casamento, e nem sabe se vão deixar ela escolher, socooooorrrroo, recebi de graça de uma revista um cd cheio de músicas instrumentais, que eu não sou muito fã e fiz também um mini setlist, mas como sou evangélica, não me deixaram usar as músicas que escolhi, não gosto de músicas atuais, gospel que falam de amor, se confundem com as outras, por isso que não gosto. Então, ainda estou indecisa, quem sabe vcs podem me ajudar! Nos comentários, me deem ideias para uma setlist beeemmm romântica!


Cada música representa uma fase de nossa vida. Com a trilha sonora da cerimônia do casamento é a mesma coisa: você se lembrará daquelas canções para sempre. Por isso, faça a lista com calma e peça a ajuda de alguém tão interessado no tema quanto você: o noivo.


Se a cerimônia for na igreja, é preciso saber quais orquestras e corais ela aceita e se a instituição tem restrições – algumas permitem apenas que sejam tocadas músicas sacras. O segundo passo é acompanhar uma cerimônia com os músicos que você pretende contratar, ouvir se lhe agrada e perguntar quantos instrumentos e vozes estavam em ação. Isso é importante para definir o preço do serviço. “Solistas, como tenor, soprano e mezzo-soprano, além de trompete triunfal, violino e flauta de casaca, também são cobrados à parte”, explica a wedding planner Rosa Maciel, do Guia de Noivos.

Procure adequar as músicas ao local escolhido para a cerimônia. Na praia ou campo, por exemplo, o setlist pode ser mais descontraído do que em uma catedral.
Também pense em canções que fazem parte da história do casal ou com letras que falem ao coração de vocês. “Eu queria algo que fugisse um pouco do tradicional, mas causasse impacto e tivesse uma letra bonita. Deu um trabalhinho, viu?!”, confessa a arquiteta Luciana Kanashiro Reis, recém-casada. “Fiquei de antena ligada uns dois meses. Cada música que eu ouvia e gostava, fosse na rádio ou no meio de um filme, ia atrás para ver se fazia sentido”, relembra. Ela escolheu entrar ao som de “Blackbirds”, dos Beatles, que fala de um passarinho que deixa o ninho.
Não se esqueça de analisar os versos, mesmo se a música for em inglês. “Observe o conteúdo da letra para evitar gafes, como o casal se cumprimentando no altar, feliz e emocionado pelo momento, e de música de fundo ‘eu estou tão triste agora’ ou ‘meu amor, você me feriu’”, brinca Rita Del Chiaro, maestrina da Orquestra e Coral Del Chiaro. A pronúncia de versos em outra língua também é importante. “Os noivos devem perceber se o coral tem mesmo condições de cantá-las com uma pronúncia perfeita. Caso contrário, melhor fazê-las apenas instrumentais”, acrescenta Vanessa Misiuk, administradora do Allegro Coral e Orquestra.
Trilha sonora em 6 passos 

Cerca de seis músicas devem ser escolhidas durante a cerimônia. Veja os momentos e as dicas para cada uma delas.

1. Entrada do noivo e padrinho: deixe a cargo do próprio noivo.

2. Daminhas e pajens: o mais comum é tocar uma canção infantil.

3. Entrada da noiva: a marcha nupcial ainda é a campeã de pedidos. Por mais antiga que ela seja, continua fazendo os corações baterem mais forte.

4. Benção das alianças: a “Ave Maria” é a mais popular, mas outras canções que remetam à fé do casal são bem-vindas.

5. Cumprimentos: pense em uma canção que seus pais adorem. É emoção garantida.

6. Saída dos noivos: é um momento alegre, de uma vida feliz a dois que está pra começar. Por isso, opte por uma música para cima, que fale do amor de forma otimista.





3 comentários:

Gessica Morais (Kinha) disse...

Dá uma olhadinha na playlist do meu casamento flor! Optei por umas musicas bem legais!


beijo

Anônimo disse...

Nossa...nu faço a minima ideia...mas boa sorte...

bjoooo

respireecase.blogspot.com.br

diariodemiroca disse...

Ahh moça tenho o mesmo problema,sou evangelica,mas não gosto de musicas gospel romanticas,nada contra quem gosta,mas não é minha cara,se tiver idéias compartilha comigo tbm..
Beijinhos