dicas

Quem vai?


1. Todas as pessoas convidadas para a cerimônia religiosa devem ir também à recepção. Imagine que situação desagradável alguém descobrir que foi excluído de parte da comemoração? É preferível reduzir o número de convidados, adequando a lista ao orçamento disponível para a festa.

2. Se a igreja abriga 500 pessoas, mas o espaço para a festa comporta apenas a metade, limite a lista para 250 convidados.

3. A etiqueta tradicional sugere que a quantidade de convidados para a família da noiva e a do noivo seja exatamente a mesma. Entretanto, como o número de familiares quase sempre é diferente entre ambas, é comum que aquela que possui mais integrantes tenha direito a levar um número maior de pessoas. Assim, a lista deve ser dividida em três partes: família da noiva, do noivo e amigos em comum do casal.

4. A divisão do número de convidados para as famílias nunca deve ser baseada na quantia de dinheiro que cada parte contribuiu para a realização do casamento.

5. Os noivos, de forma alguma, devem se sentir obrigados a convidar alguém por questões profissionais ou de negócios familiar. O casamento é uma cerimônia em que o casal quer estar rodeado de pessoas queridas, que sabem o significado e a importância daquele momento.

6. Muitas vezes, é preciso conter o número de crianças na recepção. Nesse caso, estabeleça uma idade limite e deixe seus familiares e pessoas próximas avisados, para que a notícia se espalhe - já que escrever no convite que elas não são bem-vindas é deselegante. Entretanto, nada de ficar surpresa se alguém aparecer acompanhado delas. Aja naturalmente e nunca comente com os pais sobre a presença das crianças, afinal, o mais importante é que seus amigos façam parte desta comemoração.

7. Ao convidar uma pessoa casada, automaticamente, seu cônjuge também está sendo requisitado para a celebração. O mesmo acontece com quem está noivo e, dependendo do caso, até para aqueles que estão namorando.

8. Pais separados, irmãos que não se falam ou pessoas que não se entendem quase sempre são sinônimos de problema na hora de convidar. O que fazer nesses casos? Primeiro de tudo, lembre-se: é o seu casamento, então, convide quem você ama e realmente quer que faça parte da celebração. Designe alguém para deixá-los longe durante a cerimônia e coloque cada um em mesas distintas na recepção - e, na medida do possível, bem
distantes umas das outras.

9. Nunca escolha seus padrinhos baseado na aparência física deles. Convide quem é especial e que será importante estar ao lado de vocês nesta data.





Para convidar

10. Se o casamento será realizado fora da cidade ou em lugar de difícil acesso, anexe ao convite um mapa com a localização e todas as coordenadas de como chegar à festa. Isso facilita a vida dos convidados e evita que se atrasem, perdendo momentos importantes da celebração.

11. Da mesma forma, para aqueles que moram em local diferente de onde será a festa, envie um mapa com informações úteis da cidade, incluindo itinerários e pontos turísticos.

12. Se a cerimônia religiosa e a recepção acontecerem em lugares distintos, informe o endereço de ambos no convite.

13. Os convidados nunca devem pagar pelo estacionamento do seu casamento. Estabeleça parceria com uma empresa de valet parking próxima ao local da festa e avise-os através de tags ou cartões contendo o endereço de onde colocar o veículo, que podem vir junto ao convite.

14. Tanto o convite quanto os cartões que serão anexados a ele devem ter a mesma tipologia de fonte.

15. É bem mais elegante subscrever os convites com calígrafos, ao invés da impressão gráfica.

16. Nunca use iniciais dos nomes dos convidados para subscrever os envelopes. Da mesma forma, o endereço (rua, número, cidade e Estado) nunca deve ser abreviado.
diga sim!

17. Ao enviar um convite a um casal não casado, mas que vive na mesma residência, escreva os nomes em linhas separadas, seguindo a ordem alfabética.

18. Se a recepção exige a formalidade do uso de traje black tie, os convidados têm o direito de saber, para que se vistam apropriadamente. Coloque em letras pequenas, na parte inferior do convite, a indicação “Traje: black tie”. O mesmo acontece para os outros estilos de vestimentas.

19. Para o RSVP, peça a confirmação aos convidados até três semanas antes da data do casamento. Assim, vocês terão tempo para informar a todos os fornecedores o número esperado de pessoas.

20. O RSVP não é necessário no caso da celebração ser apenas na igreja. Ele somente é útil para o planejamento da festa.

21. Se não receberem o RSVP até duas semanas antes do casamento, delegue a alguém a responsabilidade de ligar para os convidados.

22. Faça uma lista e acrescente as seguintes informações: dia em que o convite foi enviado, nome e endereço do convidado, RSVP (sim, não e quantas pessoas), presente recebido e se o cartão de agradecimento foi emitido. Isso permite maior controle do que foi feito e o que ainda está por fazer para cada pessoa esperada na festa.





Lidando com os presentes

23. Faça a lista de presentes antes da entrega dos convites.

24. O convite deve conter o endereço dos noivos ou de seus parentes para que os presentes sejam entregues no local certo, antes da cerimônia. Não fica elegante para os convidados levá-los para a celebração religiosa ou para a recepção, devido à ausência dessa informação.

25. Ao selecionar os itens que vão compor a lista de presentes, escolha produtos de diferentes valores, oferecendo tanto opções mais acessíveis quanto mais caras. Isso permite aos convidados
presentearem de acordo com suas condições, não se sentindo culpados por não adquirir algo de valor elevado.

26. Disponibilize a lista de presentes em, pelo menos, duas lojas. Para facilitar a vida dos que moram em cidade diferente da dos noivos, a sugestão é deixá-la em estabelecimentos que contam com o serviço on-line, assim, qualquer um pode acessar, independentemente do local de residência.

27. Cada vez mais, a lista tem perdido seu caráter tradicional, que era exclusivamente de produtos para o lar, passando a incluir itens de interesse do casal, como peças de arte, cotas para a lua-de-mel, mobiliário de decoração e até mesmo equipamentos para camping. Mas apesar das inúmeras possibilidades, é preciso ter bom senso: nunca inclua, por exemplo, aquele sapato ou vestido que você viu na vitrine do shopping. É totalmente inadequado para a ocasião.

28. Apesar de ter se tornado uma prática comum anexar no convite um cartão indicando os locais em que as listas estão disponíveis, muitos consultores de etiqueta condenam essa prática, pois os convidados devem se sentir livres para adquirir o presente onde achar conveniente. Uma boa alternativa é criar um website do casamento e colocar essa informação. Também deixe pais, parentes e amigos próximos avisados, pois, com certeza, serão questionados.

29. Caso o item presenteado esteja danificado, tente contatar você mesma a loja, para fazer as devidas substituições. Nesse caso, evite que o convidado saiba do ocorrido e não mencione nada a respeito no cartão de agradecimento. Entretanto, se não sabe onde ele foi adquirido, peça gentilmente a informação e faça a reposição.

30. No caso de presentes duplicados, o casal pode fazer a troca, mas não precisa mencionar nada a quem presenteou.

31. Nunca peça o recibo do presente aos convidados para trocá-lo. Se você não pode fazer a substituição sem o comprovante, esqueça! Fique com ele.

32. De acordo com a tradição, o presente de casamento pode ser adquirido até um ano depois da data da cerimônia. Estejam preparados para isso.

33. Envie um cartão de agradecimento para cada um dos presentes recebidos assim que retornarem da lua-de-mel.






Graus de formalidade da cerimônia

Ultraformal

- Mínimo de 200 convidados
- 10 ou mais padrinhos
- Realizada em catedral, sinagoga, resort, country club ou luxuoso
espaço de festa
- Serviço de bufê à inglesa ou franco-americano
- Ampla pista de dança com música ao vivo


Formal

- Mínimo de 100 convidados
- Seis ou mais padrinhos
- Realizada em catedral, sinagoga, resort, country club ou luxuoso espaço
de festa
- Serviço de bufê à inglesa ou franco-americano
- Ampla pista de dança com música ao vivo ou DJ


Semiformal

- Máximo de 100 convidados
- Dois ou mais padrinhos
- Celebrada em igreja, área externa de uma residência, no campo ou na praia
- Serviço de bufê à francesa, franco-americano, à americana ou com finger food
- Pista de dança reduzida, com música ao vivo ou DJ


Informal

- Máximo de 50 convidados
- Dois padrinhos
- Feita em capela, área externa de uma residência, no campo ou na praia
- Serviço de bufê à francesa ou à americana, podendo ser um brunch, finger food ou coquetel com bolo e champanhe apenas
- Acompanhada ou não de pista de dança, com música ao vivo, DJ ou som ambiente.


Fonte: http://revistabellanoiva.uol.com.br/enxoval/questao-de-etiqueta.html

Nenhum comentário: